08 agosto, 2012

Batendo na trave

Depois de muito tempo sem postar nada no blog, me senti no dever de, no mínimo, dar uma explicação. Um problema que aconteceu comigo que talvez possa ser o problema de muitos artistas.


Desde pequeno, eu possuo um grande sonho: desenhar histórias em quadrinhos! Na época, não tinha nem 10 anos ainda, lia e me deliciava com as histórias infantis da turma da Mônica! Meu sonho era, um dia, trabalhar no estúdio Mauricio de Souza, um dos meus heróis até hoje! O tempo passou, eu cresci e conheci as HQs de super-heróis. Aquilo me impressionou! Histórias de aventuras com narrativas super dinâmicas no mesmo período que brasileiros despontavam nos EUA, ou seja, aquilo era possível! Tracei meu mais ambicioso sonho, desenhar para o mercado americano de histórias em quadrinhos. Fui atrás, estudei, treinei, me empenhei, montei um estúdio, trabalhei na área, tomei calote, aprendi a negociar, viajei para uma grande convenção internacional, conheci grandes editores, de grandes editoras, tudo como manda o figurino!

O sonho não chegou!

Há alguns anos atrás, um ou dois (não me lembro direito), foi um dos meus melhores anos! Comecei a ser agenciado por uma grande empresa, consegui pela primeira vez a trabalhar para o mercado americano fazendo uma série em oito edições para uma pequena editora, virei professor de uma das melhores escolas de desenho do país, fui indicado para uma premiação brasileira, publiquei meu primeiro álbum, conheci mais editores internacionais importantes, fiz até cards para a Marvel Comics, empresa que almejo trabalhar...

Mas o sonho ainda não foi alcançado!

Foi aí que um grande problema começou!

Na verdade, tudo começou com uma grande tristeza, comecei a pensar na minha vida, e em todos os problemas sociais, familiares e particulares, que até então não tinham nada a ver com o trabalho, mas de repente, uma foi puxando à outra, a saída da realidade que a internet me trazia, uma boa sensação, começou a me deixar louco, quantos artistas bons, quanta gente boa trabalhando, ao meu redor, meus colegas de trabalho em uma escola com tantos artistas internacionais, com traços tão refinados, fazendo projetos tão bonitos... Simplesmente travei!

Uma tristeza baixou, não conseguia desenhar, os poucos sketches que conseguia fazer, achava horroroso! Passei quase dois meses com sonolência e sem conseguir desenhar uma linha! Até meus pensamentos eram tristes! Todos os editores que conversei adoraram meu portfólio, só não tinham nenhum trabalho para mim... Nenhum editor falou mal do meu portfólio (graças a Deus), nada para mexer, tudo bacana! Então qual seria o problema? Por que tudo parecia tão perto, mas ao mesmo tempo tão longe?

Hoje estou melhor, ainda não atingi meu sonho, mas a vontade voltou, ainda não tão forte como antes, mas sei que vou arrumar isso, só preciso de um pouco de tempo. Só escrevi este texto para aqueles que acompanham meu blog, meu trabalho... Peço desculpa pelo anonimato!

O sonho não chegou, aliás, ficou até mais difícil, está, como em um jogo de futebol, sempre batendo na trave, mas o que seria da vida se não fosse desse jeito, não é? Não irei desistir!

Grande abraço a todos e muito obrigado.

7 comentários:

André Valente disse...

Caio, meu querido.

Você tem talento pra fazer dois "Consequências" por ano. O mercado tá mudando, e não existe vergonha nenhuma em ser independente... por um tempo.

A Marvel hoje em dia é só um logotipo, e a única coisa que você precisa pra fazer os gibis que você quer é sentar a bunda e fazê-los. Quer fazer o Wolverine no espaço contra travecos venusianos? Senta a bunda e faz. Ninguém vai te impedir.

Dá uma olhada nos últimos fenômenos e percebe que produzindo você chega mais longe (Grampá, Santolouco e Albuquerque me vêm à mente). Esse caminho da roça de portfólio/agente/editor não precisa ser tão doloroso.

Assiste "Campo dos Sonhos" de novo e repita para si mesmo, "se eu construir, eles virão".

O talento você já tem. Os gibis você faz quando quiser. A grana nunca vai vir (mesmo na Marvel). Então se divirta no processo. Eles vão prestar mais atenção em quem tá arregaçando e se divertindo do que quem tá matando a pau chorando pitangas.

Um beijo. Se precisar de ajuda é só avisar.

André

Manolo disse...

Você é um grande artista, um grande professor e uma grande pessoa, muito esforçado, vai conseguir com certeza!

Abraço!

Jonas Santos disse...

Assino em baixo os comentarios aqui, minha perspectiva de desenho mudou depois das aulas da Quanta, revi muitos conceitos, comecei a trabalhar no jornal agora.... um primeiro passo, e sempre lembro de muitas coisas que você falava na sala,
Caiao, teu desenho é foda, vc sabe disso, boa sorte e tudo vai dar certo, a Marvel que ainda não sabe o que ta perdendo, mas essa hora vai chegar! abração!

André Toma disse...

E aí, Caio.
Hoje em dia, tá meio complicado visitar os blogs, deixar comentários... Acabei parando pra ler seu texto...
Cara... ajuda se disser que acontece com todos? "A trava".
Como vc, comecei vendo os gibis da Mônica e Disney, até descobrir os "supers" e sonhar que um dia trabalharia com isso.

Faço minhas as palavras do Valente e Manolo.

E uma das coisas que sempre digo quando me pedem dicas e tal... É que no nosso meio, não existem atalhos. Pra Marvel ou pra qualquer outra, o caminho é desenhar... desenhar muito. Sem parar.
Mas não vou falar pra vc não desistir. Acho que isso é contigo. Transformar os sonhos em objetivos, os limites pra isso, só vc sabe.

Para o caminho que escolher, o que te desejo é muita força.

Grande abraço!

André Freitas disse...

Velho, só digo uma coisa, NÃO DESANIMA!!! Passei por um período conturbado para cacete (mais longo que o seus dois meses) e uma das coisas que sempre me dava ânimo era ver seu trabalho, do Cau e de tantos outros, publicando de forma independente.

Vi uns esboços da Explosiva (era esse o nome da personagem, né?) e tô curtindo bastante.

Abração
Freitas

SS disse...

Explosiva RULEEEEEESSSSSSSS!
Don't EVER think about giving up! Hunf!

Caio Majado disse...

Obrigado a todos que comentaram aqui! Vocês me deram muita força ou um bom tapa na cara! Tava precisando! Muito obrigado, vocês são foda! Abraços!