25 julho, 2007

Guia de Monstros - Editora Daemon

Pois é, seguindo essa onda de passo-à-passo, resolvi criar um também com o último trabalho que finalizei para a Editora Daemon, a capa do Guia de Monstros para o RPG Quest.

Este trabalho foi muito legal, pois pude utilizar o estilo de desenho que gosto com uma cor um pouco mais trabalhada, utilizando efeitos e bastante trabalhos com brushes e texturas.

Primeiramente, enviei para o editor Marcelo Del Debio o layout (último desenho) após ele me mandar um breafing do que ele tinha em mente.

Após o layout ter sido aprovado, limpei tudo com limpa tipos e finalizei tudo à lápis (Quarto desenho), na verdade usei uma lapizeira Pentel 0.3, com grafite 2B.

Nesta fase de lápis, a qual utilizei um papel A3 offset simples, eu diminui o Beholder a pedido do editor e deixei o mesmo com uma cara mais maldosa.

Em seguida digitalizei a imagem no scaner em duas partes e montei no photoshop, limpando os pequenos erros do lápis e demais sujeiras e também aumentando os contrastes do lápis, dando um leve tratamento.

Após o tratamento veio a colorização, onde comecei com uma base em um layer em multiply. A base (terceiro desenho), foi feita com gradiente. Toda peça de cor diferente foi acrescentado o gradiente alaranjado em direção a tocha do personagem, uma das exigências do editor foi ter a capa um pouco monocromática para criar uma unidade com a capa do módulo básico do RPG Quest.

Depois de ter dado a base no desenho todo, veio a cor final (primeiro desenho) onde trabalhei em alguns layers para os demais efeitos, como monocromia (azul para os esqueletos, amarelo para os personagens e ouro e vermelho para o beholder), texturas e efeitos de luz.

Os volumes de cada personagem foram feitos em um layer separado denominado sombra, onde com uma ferramenta de esfumaçar (dodge tool) trabalhei todas a areas. As areas que requeriam uma sombra projetada foram trabalhadas em um novo layer em multiply.

Os brilhos e luzes foram feitos no mesmo layer da base da mesma forma que as sombras.

É bom ressaltar que para esta ilustração cada personagem e cada objeto de cena foi feito separadamente com um cuidado especial para cada parte.

Após finalizar o desenho, fechei o arquivo em .tiff, cores cmyk e depois mandei para os editores que diagramaram a capa final (segundo desenho) colocando o logo da editora, título e a borda.

Este desenho foi feito em aproximadamente 14 horas!

Muito obrigado e, como sempre, espero que gostem!

6 comentários:

Anônimo disse...

Eu ADOROOOOO esse passo-a-passo que você posta. Acho super interessante pra quem conhece, pra quem não conhece, pra mostrar que dá (MESMO!) muito trabalho e que por isso mesmo a profissão deve ser valorizada!
Esse desenho ficou lindo. Gosto pacas desse "brilho" que você colocou, hehehehe...
Espero que tenha se divertido ontem!
Beijos!!
Su

Edde Wagner disse...

Gostei pracarai, Caio! Muito profissional, também, em uma linha bastante comercial do jeito que vc gosta!
Fudido!

Anônimo disse...

Que esse menino é demais, eu já sabia.
Mas agora ele está pra lá de demais!
É o ser mais maravilhoso da face da Terra!!!!!!!!!!!!!!!!!

Beijos
Te amo.

Anônimo disse...

Não tá fora de ordem não?
Abraço!
André Valente.

RAPOSO disse...

Gostei bastante do passo a passo. A arte ficou 10!!! parabéns!!!

Abração!!!

Unknown disse...

valeu vei tu é foda mermo um verdadeiro pal no cu kkk continua sempre assim!!!!!!!!!